A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e um retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.
As funções do gestor foram, ao longo da história, delimitadas como planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto é muito comum encontrá-las em diversos livros de forma resumida em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar (comandar e coordenar como funções do líder) e controlar.
Entenda cada um desses termos:
1) Planejar => É definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos, como uma ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro... É uma aplicação específica do processo decisório. O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
2) Organizar => Pode-se constatar que se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçadas as metas organizacionais, é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se e o que é preciso para a realização da tarefa. Logo, organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.
3) Liderar => Envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. Metas traçadas, responsabilidades definidas, é preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados." A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores.
A chave para uma boa Liderança está na utilização da sua afetividade e na sua interação com o meio em que atua. Quando se fala em Liderar é necessário que haja um certo conhecimento em gestão de pessoas, onde é preciso ser atencioso e cuidadoso, ser competente e reconhecer a competência alheia. Trabalhar ou liderar pessoas é uma tarefa árdua, em que mais depressa se detectam os fracassos do que os sucesso, já que no primeiro caso toda a empresa se poderá ressentir, no segundo, o mérito é geralmente assumido de forma solitária.
Para identificar competências há que conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objectivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os
intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade. Liderar significa análise, responsabilidade e justiça.
4) Controlar => Estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios dos alvos pré-estabelecidos. Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhadas separadamente.
Bem... estes são os pilares principais a serem pensados e trabalhados numa organização, seja ela um conglomerado, como a Mitsubishi (que fabrica de veículos a canetas), ou uma micro-empresa e até mesmo um Empreendedor Individual (EI), como o vendedor hot-dog's da esquina. É preciso planejar, organizar, liderar e controlar focando os resultados para que estes sejam os mais satisfatórios possíveis.
Referências:
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração - 5.ed.rev.e ampl. - São Paulo: Atlas, 2000;
DRUCKER, Ferdinand P. A Profissão de Administrador. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998.